Protocolo do Nemátodo da Madeira do Pinheiro

O Fórum Florestal, em conjunto com 13 das suas Associadas participa activamente na execução do Plano de Nacional para o Controlo do Nemátodo da Madeira do Pinheiro ao abrigo da portaria 553-B de 27 de Junho.

O Nemátodo da madeira do pinheiro bursaphelenchus xylophilus (steiner & Bruhner), é um agente patogénico causador da doença conhecida como a murchidão dos pinheiros, e contrariamente ao que se tem dito ataca não só os pinheiros mas também a maioria das coníferas do nosso território: géneros Abies Mill., Cedrus Trew, Larix Mill., Picea A. Dietr., Pinus L., Pseudotsuga Carr., e Tsuga Carr., vulgo abetos, cedros, larix, espruces ou píceas, pinheiros, tsugas e falsas tsugas, com excepção dos seus frutos e sementes, e claro as designadas resinosas, em particular as do género Pinus sp.

Este Nemátodo está classificado pelo Organização Europeia e Mediterrânica de Protecção de Plantas (OEPP) com um dos organismos com maior potencial destrutivo para a floresta de coníferas sendo por isso o seu controlo imperativo para o futuro da fileira florestal em especial do pinheiro.

Com este plano prevê-se identificar e eliminar os exemplares de coníferas hospedeiras do NMP que apresentem sintomas, monitorizar o insecto vector do NMP (Monochamus galloprovincialis) e decorrerá durante dois anos.

Para mais informação ver a página

http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/pragas-doencas/nmp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

O FÓRUM Florestal é uma entidade sem fins lucrativos que integra Organizações de Produtores Florestais (OPF), criada em Dezembro de 2008, numa lógica de cooperação da rede profissional e empreendedora de apoio aos proprietários florestais a nível nacional.