RI_Logotipo_CAssinatura

Fileira Florestal

Os principais riscos da floresta portuguesa centram-se nos incêndios florestais e pragas e doenças. De uma forma geral importa desenvolver metodologias expeditas de monitorização, prevenção e combate que minimizem os impactos económicos, sociais e ambientais destes fenómenos.

Ao nível dos produtos tradicionais da floresta, com maior peso na balança comercial nacional – cortiça e madeira, urge desenvolver, implementar mecanismos de optimização do processo de produção, exploração e logística de transporte e transformação, uma vez que os custos energéticos são cada vez mais um facto limitante à competitividade internacional.

Nos produtos e serviços emergentes das áreas florestais (carbono, biodiversidade, biomassa, entre outros) é necessário uma clara aposta em mecanismos de mercado para a valorização destes produtos e serviços, bem, como assegurar a monitorização e impacto da sua utilização e comercialização.

O Fórum Florestal associou-se à Associação para a Competitividade da Indústria da Fileira Florestal – AIFF, na gestão desta fileira no âmbito do Projecto da Rede Inovar.

 
 
 
 
O Folheto da Fileira Florestal do projecto da Rede Inovar encontra-se disponivel no seguinte link: Triplico Fileira Florestal

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

O FÓRUM Florestal é uma entidade sem fins lucrativos que integra Organizações de Produtores Florestais (OPF), criada em Dezembro de 2008, numa lógica de cooperação da rede profissional e empreendedora de apoio aos proprietários florestais a nível nacional.